Tapete de tear, tudo sobre este modelo.
O tapete é um acessório indispensável na decoração de qualquer ambiente e entre os diversos modelos tem que é muito querido pela sua praticidade e pelo seu aspecto rústico e moderno ao mesmo tempo, o tapete de tear.
Este modelo de tapete é amplamente difundido em todo o território nacional mas a região com maior produção com toda certeza é o estado de Minas Gerais, seja na região de Ouro Preto, Resende Costa ou no sul de minas como em Carmo do Rio Claro ou Borda da Mata.
Neste post iremos detalhar um pouco mais sobre o processo de fabricação de um tapete de tear bem como dar algumas dicas para não errar na hora de escolher. Por fim iremos postar alguns modelos para você se inspirar, vamos lá?
O tear
A primeira coisa que precisamos saber sobre tapetes de tear é entender o que é um tear.
O tear é uma máquina, seja manual ou mecânico, que tece fios afim de se produzir um tecido, seja um tapete, uma cortina, um lençol ou qualquer outro tipo de pano.
Tear manual
Tear manual
Sabrina Raupp mostrando como ela faz tapetes em tear manual
Tear mecânico
Tear mecânico
Tear mecânico tecendo
Os fios do tear, basicamente, são distinguidos em duas categorias, o urdume e a trama. O tecido é um conjunto de fios de trama que cruzam os fios do urdume.
Sendo assim um tapete de tear é um tipo de tecido feito em um tear onde os fios da trama são interligados com o fios do urdume.
Como funciona um tear
Em poucas palavras um tear possui um rolo de urdume (que serve de base para o tecido) onde algumas linhas são erguidas, outras abaixadas e neste vão é passado o fio do urdume. Após o fio passar as linhas invertem de posição e o fio de trama está entrelaçado com os do urdume formando uma linha do tecido.
Fácil não? De uma maneira simplista é assim que se faz um tapete de tear, mas cada passo tem diversos detalhes que complicam o processo.
Por exemplo, o rolo de urdume pode ter poucos fios, como em tapetes de retalho que em média possuem 300 fios ou em tapetes mais complexos e pesados chegando a superar 2000 fios no rolo de urdume.
Rolo de urdume com mais de 1000 fios
O processo já complicou pois 2000 mil fios distintos, digamos com 200m cada um, em um rolo não é algo muito trivial de se fazer.
Em tapetes de tear com menos números de fios no urdume é possível se fazer o rolo de maneira direta, com o número de fios certo (por exemplo 300 cones de fios), onde todos são enrolados no rolete afim de se formar o rolo do urdume.
Mas e quando o número ultrapassa os 1000 fios? Neste caso usa-se uma máquina chamada urdideira, que faz com que seja necessário um número menor de cones de fios para formar um rolo com muitos fios. Confuso? Vou explicar melhor.
Vamos dizer que um tapete tem 2000 fios no seu urdume. Você não precisa ter 2000 cones de fios. Você pode ter 40 cones de fios. A urdideira vai pegar esses 40 fios e enrolar na primeira posição do urdume. E fazer isso até que os 2000 fios necessários estejam enrolados (neste exemplo 2000/40 = 50 vezes).
Urdideira
Urdideira trabalhando
Com o rolo do urdume pronto é hora de colocar ele no tear. Cada vez que um rolo acaba é necessário instalar outro, logicamente, para que a produção continue. A instalação do rolo no tear é feita de duas maneiras, uma manual e outra utilizando máquinas conhecidas como engrupadeiras (máquinas que dão nó).
Engrupadeira
Afinal todos os fios do rolo de urdume novo devem ser amarrados nos fios que sobraram do rolo de urdume antigo.
Com o rolo amarrado, como se costuma dizer, é hora de produzir o tapete de tear.
Falamos anteriormente que os fios do urdume sobem e descem para que o fio da trama passe entre eles.
Trama passando pelos fios do urdume
Para que isto seja possível os fios do urdume passam por quadros, que sobem e descem fazendo com que os fios acompanhem este movimento.
Quadros do tear
O movimento dos quadros pode ser feito através de pedais em teares manuais ou pela maquineta em teares mecânicos.
A ordem com que os quadros sobem e descem determinam o desenho do tecido, bem como o número de quadros usados. Quanto maior o número de quadros mais complexo pode ser o desenho do tapete.
Agora que sabemos como um tapete de tear é feito vamos estudar alguns detalhes dele.
Um tapete de tear é feito com fios grossos. Um fio é classificado no seguinte formato X/Y onde o número X determina a grossura do fio. O Y determina quantos fios X estão retorcidos. Quanto menor o número X mais grosso é o fio.
Em tapetes geralmente se utiliza fio 4/2 ou 4/3. Ou seja, 4/2 significa dois fios de “grossura” n° 4 retorcidos. 4/3 significa três fios retorcidos.
Apenas para ter noção da grossura do fio n° 4, toalhas são feitas com fio n° 16 ou 24. Camisas fio acima do 30.
Mas já que a maioria dos fios usados em tapetes de tear são 4/2 ou 4/3 porque que alguns são mais pesados do que outros? Isto depende de quantos fios são utilizados (tanto no urdume quanto na trama) e de quão denso é o tecido.
Tapete de tear leve
Tapete de tear grosso – Volpe Têxtil
Por isso que alguns tapetes de tear são tão leves que enroscam quando você passa e outros não. Quanto menor a gramatura maiores as chances disso acontecer. Prefira tapetes com gramatura superior a 1kg/m².
Franja
Muitas pessoas gostam de franja em tapetes. E muitas outras pessoas não gostam. É uma escolha pessoal, mas é bom saber que existem dois tipos de franjas em tapetes de tear. A franja amarrada e a franja costurada.
A franja amarrada nada mais é que os fios do urdume sem trama, amarrados em tufos de franja.
Franja amarrada
A franja costurada é como se fosse um acabamento, um pedaço de franja pré-fabricada é costurada no tapete. Este tipo de franja é a mais utilizada.
Franja costurada
Para os que gostam de tapetes com franja vai um aviso, a franja depois de lavada encolhe e fica com uma aparência completamente diferente. Por este motivo não fazemos mais tapetes com franja.
Antiderrapante
Tapetes de tear conforme explicado acima são feitos de um entrelaçamento de fios (urdume e trama). Os fios podem ser de um ou diversos materiais. A maioria dos tapetes feitos em tear são produzidos com fios de algodão.
Alguns fabricantes aplicam uma resina na parte debaixo do tapete para que ele fique antiderrapante.
Quanto mais fino e leve um tapete mais chance dele escorregar, fique atento.
Lavagem
Os tapetes de tear geralmente podem ser lavados na máquina, sem problemas. Deve-se apenas ter em mente que, caso ele seja feito de algodão, ele provavelmente vai encolher depois de lavado pois trata-se de uma fibra natural.
A manutenção do dia a dia deve ser feita da mesma forma que um tapete comum, com vassoura e aspirador de pó.
Para saber mais sobre como lavar tapetes confira o nosso guia definitivo.
Sempre pergunte se o fio utilizado é reciclado ou tingido. Se o fio for tingido, dependendo do tipo de tingimento, o tapete pode desbotar depois de lavado. Tapetes feitos com fio reciclado não tem este problema, além de ser sustentáveis.
Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre tapetes de tear. Se tiver alguma dúvida por favor comente abaixo.